Roteiro do Empreededor
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6 Ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave para o ajudar na criação do seu website
Está a começar o processo de criação do website da sua empresa? Como já deve ter percebido há muita coisa a fazer. Do design ao desenvolvimento do website, da criação de conteúdo à estratégia de marketing, muito há em que pensar. E uma dessas etapas a considerar é, de facto, a pesquisa de palavras-chave, atividade fundamental para o sucesso no marketing digital.
O que são as palavras-chave (ou keywords)?
As palavras-chave são um conjunto de palavras que as pessoas escrevem nos motores de busca com intuito de obter resposta. Ao definir uma palavra-chave para uma certa página, estará a passar a mensagem para o Google de que o conteúdo do seu site trata daquele termo específico.
Se tiver escolhido bem a sua palavra-chave, o seu website será apresentado exatamente para quem pesquisou essa palavra-chave. Um exemplo: imagine que a sua empresa é uma empresa de construção civil em Melgaço. Vai querer escolher palavras-chave específicas para que as pessoas encontrem o website da sua empresa como empresa de construção civil ou construção civil em Melgaço ou obras Melgaço ou construção Melgaço…
Pode pagar para aceder a diversas ferramentas de sugestões de palavras-chave de alto nível. No entanto, se não quiser gastar dinheiro, tem ao seu dispor na internet uma combinação de ferramentas gratuitas para selecionar uma lista de palavras-chave de qualidade.
Após esta breve contextualização, já está pronto para beneficiar do uso dessas ferramentas de palavras-chave para ganhar destaque nos mecanismos de pesquisa, produzindo conteúdo útil e de qualidade para os visitantes do seu website?

1. Google Keyword Planner https://adwords.google.com/ko/KeywordPlanner/Home
Esta ferramenta gratuita é a escolha perfeita quando se está a criar um website, mas também é uma boa escolha para o crescimento do mesmo e para a produção de mais conteúdo.
A principal vantagem desta ferramenta é o facto de conseguir obter informações diretamente do Google, mecanismo de pesquisa que é o mais provável alvo para o melhoramento do seu website. Esta ferramenta fornece estatísticas para cada palavra, incluindo a quantidade de pesquisa e o custo médio estimado por clique.

2. Übersuggest https://neilpatel.com/ubersuggest/
Esta ferramenta gratuita utiliza os dados do Google e de outros motores. É boa para a pesquisa de palavras-chave de long-tail para ajudá-lo a encontrar nichos específicos. O grande objetivo aqui é encontrar palavras-chave disponíveis que não estejam no Google Keyword Planner.
Apesar de tudo, é uma ferramenta básica que só deve ser usada na criação de ideias e no aumento da sua lista de palavras-chave.

3. Google Correlate https://www.google.com/trends/correlate
Google Correlate, preenchimento automático do Google, é uma ferramenta frequentemente esquecida que pode ser extraordinariamente poderosa, criando uma grande lista de palavras-chave.
O principal motivo para se usar esta ferramenta tem a ver com a possibilidade de se saber quais são as palavras-chave que são pesquisadas em conjunto. A partir destas informações poderá começar a desenvolver a sua lista de palavras-chave (especialmente as longtails).
Por exemplo, se escrever construção civil as palavras-chave que aparecem são: construção, legislação, arquitetura, higiene e segurança, formação profissional, etc.

4. WordStream https://www.wordstream.com/
Esta ferramenta é gratuita até às 30 pesquisas por dia. É muito idêntica ao Google Keyword Planner. No entanto, cria palavras-chave de long tail mais diferenciadas. Infelizmente, algumas ferramentas como o volume da pesquisa e o tamanho da concorrência são bloqueadas, fazendo com que os seus utilizadores queiram pagar para ter acesso total a todas as funções. Mas o WordStream tem ferramentas gratuitas como a pesquisa de nichos, grupos e palavras-chave negativas. As ferramentas disponibilizadas são poderosas, precisas e informativas.

5. Keyword Tool https://keywordtool.io/google
Muito fácil de usar, não tem anúncios publicitários de divulgação de websites, que atrapalham os utilizadores.
Essa ferramenta escolhe palavras-chave do Google e de outros motores de busca como o Bing, Amazon e App Store. A diversidade de fontes pode ser uma vantagem. As sugestões criadas vêm em ordem alfabética, encaixadas nas frases que deram origem às pesquisas, permitindo contextualizar melhor os termos.

6. AdWord & SEO Keyword Permutation Generator http://seo.danzambonini.com/#
Através da ferramenta AdWord & SEO Keyword Permutation Generator é fácil ser-se criativo na pesquisa de palavras-chave perfeitas para alinhar o seu website com a estratégia de marketing e os seus fins.
O único inconveniente desta ferramenta é que alguns dos resultados das palavras-chave podem não fazer sentido. Desse modo, deve perder um bocado do seu tempo a analisar a lista de resultados, selecionando as que melhor se adequam ao site.
Se a criatividade para palavras-chave for um problema para si, deixe que esta ferramenta seja o seu guia, ela indicará algumas ideias que talvez nunca tenha pensado.

Concluindo, podemos afirmar que quando se trata da pesquisa de palavras-chave, não existe uma maneira certa e errada de realizar a sua análise. Um caminho passará por experimentar, pelo menos uma vez, todas estas ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave, garantindo que escolhe as mais corretas para o seu novo website.
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