Roteiro do Empreededor
Roteiro do Empreededor
Etapas
1
TER UMA IDEIA INOVADORA

Pode-se considerar que o propósito de criar uma empresa se encontra ligado à existência de uma ideia que se constitua como uma oportunidade de negócio.
E o que se pode entender como ideia inovadora? De um modo geral, é aquela que permite o desenvolvimento de uma solução completamente nova, com capacidade para responder a uma necessidade do mercado, ou de uma solução melhorada face a soluções já existentes.
2
TER PERFIL DE EMPREENDEDOR

Em todos os projetos de empreendedorismo existe sempre um risco associado. No entanto, este só é superado pela capacidade de motivação e confiança na liderança do empreendedor.
Algumas características frequentemente associadas ao perfil dos empreendedores de sucesso:
- Necessidade de atingir resultados
- Admissão de riscos q.b.
- Autoconfiança
- Consciência da responsabilidade
- Elevado nível de energia
- Competências em relações humanas
- Inovação
3
PROJETAR A IDEIA

Nesta etapa, o empreendedor deverá reunir e analisar a informação disponível e relevante para fundamentar, contextualizar e posicionar a sua ideia de negócio no mercado.
Nomeadamente, deverá analisar o maior número de vertentes possível:
- Vantagens competitivas
- Atratividade do mercado
- Capacidade financeira
- Contexto em que o negócio será inserido
Para ajudar a encontrar resposta a estas questões, poderá utilizar ferramentas como estudos de mercado, análises setoriais, estudos de caso.
Não esquecer que o nome a dar à empresa deve construir uma ligação emocional com o cliente. Assim, como a localização da empresa também se assume de importância relevante, seja pelo âmbito da atividade do negócio, seja pela visibilidade pretendida.
4
ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Chegamos a uma das etapas mais importantes na criação de uma empresa que é a de dar corpo à ideia.
Assim, o plano de negócios surge como ferramenta estratégica de previsão do projeto empresarial. Traduz-se num documento que o empreendedor deverá utilizar para planear e comunicar com parceiros e financiadores.
Exemplo da estrutura base de um plano de negócios:
1. Sumário executivo
2. História da empresa e/ou dos promotores
3. A ideia e posicionamento no mercado
4. O projeto/produto/serviço/ideia
5. Análise de mercado
6. Estratégia comercial
7. Projeções financeiras
8. Investimento necessário
9. Gestão e controlo do negócio
10. Conclusões
5
DEFINIR O FINANCIAMENTO INICIAL

O financiamento inicial é o necessário para suportar as despesas iniciais da empresa até esta começar a vender. São exemplo disso: comprar ou alugar um espaço físico, gastos com a preparação do espaço, aquisição de materiais e de viaturas, pagar ordenados aos colaboradores, etc.
Por norma, é o próprio empreendedor que deve financiar o seu projeto através de capitais próprios, procurando perceber, em simultâneo, se há necessidade de obter outro tipo de financiamentos. E no caso de assim ser, o empreendedor deverá estar preparado para defender o seu plano de negócios junto da banca, de investidores privados, de empresas de capital de risco, entre outros.
6
CONSTITUIR A EMPRESA

Chegado a esta etapa, cabe ao empreendedor escolher o tipo de empresa mais adequado para alcançar e potenciar a sua estratégia de negócio. De todos os tipos de sociedades comerciais existentes, as mais usuais são as sociedades por quotas, sociedades unipessoais e as sociedades anónimas.
As Lojas da Empresa/Balcões do Empreendedor são espaços físicos de atendimento destinados aos empreendedores que pretendem criar, alterar, transformar ou extinguir a sua empresa. Nestes espaços, os empresários podem usufruir de serviços como ”Criação da Empresa na Hora” ou ”Pedido de Certidão Permanente”, assim como obter informação sobre legislação inerente à atividade económica e sobre passos a dar para criação de negócio próprio, entre outros serviços associados ao ciclo de vida das empresas.
O Portal do Cidadão (Balcão do Empreendedor) é o portal do Estado que serve de ponto de contacto com os empreendedores, relativamente à maioria dos serviços estatais. Para a utilização dos serviços disponíveis é necessário utilizar o cartão do cidadão e o leitor digital respetivo.
7
INICIAR A ATIVIDADE

Ao iniciar a atividade, o empreendedor deverá assegurar qua a sua empresa possui as infraestruturas físicas, humanas e materiais para operar no mercado. Deverá também munir-se da capacidade para dar respostas aos seus clientes, obter níveis de satisfação elevados e conseguir competir com a concorrência.
Uma ferramenta fundamental ao longo desta etapa será o desenvolvimento de um plano de marketing. Longe de ser apenas uma formalidade, trata-se de um documento que projeta onde o empreendedor quer estar dentro de algum tempo. Embora influencie fortemente a faturação da empresa, o marketing envolve outras questões, como:
- Qual o cenário no qual a empresa se encontra?
- Como se encontra o segmento de mercado em que se inserem os seus produtos e/ou serviços?
- Quais são as estratégias adotadas pela concorrência neste segmento?
- Quais são os objetivos da empresa?
- Qual é o público-alvo da empresa?
- De que forma pretende atingir esse público e alcançar esses objetivos?
- Quando é que isto tudo vai acontecer?
Outros aspetos fundamentais prendem-se com a necessidade de o empreendedor aprofundar os seus conhecimentos de gestão, bem como não esquecer de adquirir serviços de contabilidade, nem de garantir o cumprimento da legislação na área da Segurança e Saúde. Dependendo da natureza da empresa, poderá ser necessário ainda avaliar quais as atividades que desenvolve e o impacte ambiental que delas decorrem no sentido de eliminar e/ou reduzir os seus efeitos.
8
CRESCER E DESENVOLVER-SE

Quando a empresa cresce e caminha para a maturidade irá enfrentar desafios próprios do crescimento, que requerem capacidade de adaptação a novas situações, profissionalização dos departamentos internos e mitigação dos riscos associados ao negócio, aos fluxos financeiros e de mercado.
Gerir uma empresa parece ser a parte mais fácil. Mas não é bem assim! Cada etapa do processo empreendedor tem os seus desafios e aprendizagens. Muitas vezes o empreendedor identifica uma excelente oportunidade, elabora um bom plano de negócios e vende a sua ideia aos investidores que nela acreditam e aceitam financiar.
A questão é que na hora de colocar as ações em prática, começam a surgir os problemas. Os clientes não aceitam tão bem o produto e/ou serviço, surgiu um concorrente forte, um colaborador-chave pede a demissão, uma máquina avaria e não existe outra para repor, etc., etc.
E é precisamente aqui que o perfil de empreendedor fará a diferença:
- Perceção
- Direção
- Dedicação
- Muito trabalho
Onde existe talento empreendedor, há a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios.
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