Roteiro do Empreededor
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Plano de Negócios
Plano de Negócios
Um Plano de Negócios (do inglês Business Plan) é um plano base essencial para a estruturação e defesa de uma nova ideia de negócios. Deve ser um plano que se foque nas linhas essenciais do projeto, que defina a alocação dos vários tipos de recursos e que esteja concebido para concretizar a ideia que se pretende implementar e para solucionar os problemas que inevitavelmente aparecerão. No fundo, trata-se de um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas apara o empreendedor, empresa e/ou investidores.
Business Model Canvas
Business Model Canvas
Mais conhecido como Canvas, o Business Model Canvas apresenta-se como uma ferramenta de planeamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Trata-se de um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos: Proposta de valor; Segmentos de mercado; Canais; Relacionamento com os clientes; Atividades-chave; Recursos-chave; Parcerias-chave; Estrutura de Custos; e Fluxo de receitas. As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do negócio, ou seja, o modo como o empreendedor irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.
Plano de Marketing
Plano de Marketing
O Plano de Marketing é um instrumento de gestão de extrema importância para o desenvolvimento de uma empresa. Para criá-lo é necessária muita criatividade, mas quando preciso e bem elaborado é essencial para qualquer empresa no mercado. Sendo um documento escrito, nele estão detalhadas todas as ações necessárias para se atingir um ou mais objetivos na área do marketing e da comunicação, podendo ser utilizado tanto para produtos, como para serviços. A partir das estratégias nele traçadas, o Plano de Marketing indica quais os objetivos a concretizar para que a empresa alcance a posição que deseja.
Matriz BCG
Matriz BCG
Criada na década de 70 do século XX, a Matriz BCG é uma metodologia que permite analisar graficamente os produtos de uma marca em relação ao seu desempenho no mercado. O método é todo aplicado com base no portfólio de produtos da empresa, analisando o ciclo de vida de cada um, o seu desempenho no mercado e o potencial de crescimento desse mercado no qual está inserido. Com o principal objetivo de ajudar na tomada de decisões importantes, esta ferramenta permite identificar, através da análise gráfica, quais os produtos tiveram bom desempenho e devem ser mantidos e quais os que estão a requerer muito esforço sem gerar os resultados esperados.
5 Forças de Porter
5 Forças de Porter
O modelo das cinco Forças de Porter fornece informações importantes a qualquer empresa em início de atividade e que tenha de efetuar um planeamento estratégico de lançamento de um novo produto ou serviço.
As 5 forças são as seguintes: Rivalidade entre concorrentes; Poder de negociação dos consumidores; Poder de negociação dos fornecedores; Barreiras à entrada de concorrentes; Bens substitutos. Como qualquer análise, a das 5 Forças de Porter também deve ter uma conclusão, que deve estar relacionada ao posicionamento que sua empresa adotará perante o cenário competitivo encontrado. Noutras palavras, qual é o espaço que existe na competição para que a sua empresa se diferencie e prospere?
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