Tem uma pequena ou microempresa? Tem dificuldades em saber qual a melhor estratégia para se distinguir da concorrência? Então leia este artigo! Vamos explicar-lhe as melhores maneiras para usar o marketing a seu favor.
1. Pesquise oportunidades
Perceba quais são os seus clientes, o que é que eles esperam de si e da sua empresa e porque é que precisam dos seus produtos/serviços.
Na internet irá obter diversos meios que irão ajudá-lo a juntar e a selecionar essa informação. E desta maneira não precisará de perder mais tempo a tentar vender algo a alguém que não está interessado.
2. Tenha uma presença online ativa
Nos dias que correm, em que cada vez mais a internet é um terreno fértil para os vários negócios é crucial que a sua empresa tenha uma presença online. Se a sua empresa ainda não tem o seu próprio website ou não tem uma página profissional nas principais redes sociais, está na hora de tratar disso.
O número de pessoas que procuram e compram online aumenta a cada dia. A presença online é, por isso mesmo, uma ótima maneira para aumentar as suas vendas e o número de cliente. Sendo também um bom canal de comunicação entre a empresa e o cliente.
Se já tem uma presença online, tente ter o cuidado de manter a sua página atualizada e de fácil compreensão.
3. Crie um plano de marketing objetivo
Ter um bom e explícito plano de marketing é essencial. Pesquise quais os elementos internos e externos que poderão de alguma maneira afetar o seu negócio, por exemplo, qual o mercado onde a empresa atua, qual a capacidade de crescimento, e a legislação relevante, entre outros aspetos.
4. Conheça os seus clientes e os seus concorrentes
Procure saber tudo sobre os seus clientes, em particular perceba como funciona o seu comportamento de compra, os seus desejos e as suas necessidades.
Também conhecer bem os seus concorrentes, saber o que fazem, o que vendem, quais as suas qualidades e as suas limitações, ajudará à elaboração das finalidades e dos objetivos de marketing do seu negócio.
5. Solidifique a sua marca no mercado
Depois de ter criado as páginas online, é importante que faça parcerias e divulgações noutras páginas que não sejam só as suas, mas sim de outras empresas para que o seu negócio ganhe maior visibilidade. Ter sponsored links pode transmitir um sentimento de confiança e credibilidade aos clientes.
6. Venda produtos/serviços e, sobretudo, vantagens
O consumidor quando navega pela internet não gosta de ser bombardeado com anúncios. Portanto, a sua abordagem deve ser suave e discreta. Ou seja, o ideal é deixar claro para o consumidor as vantagens apresentadas pelo seu produto/serviço.
Para além disso, uma aproximação mais “amável” é uma ajuda na criação de um relacionamento mais prolongado com os clientes.
7. Branding
Branding é um processo que inclui diversas estratégias de marketing, comunicação e posicionamento, com o objetivo de criar uma nova marca ou manter e reforçar no mercado uma marca já existente. O objetivo do branding é provocar sensações e criar conexões que serão essenciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Por meio do branding mantém-se ou muda-se o posicionamento perante o consumidor e o mercado, tendo em atenção os valores, as sensações e as emoções que se deseja transmitir. Daí que este processo seja muito importante para que a marca de sua micro ou pequena empresa tenha força e demonstre de forma positiva todos os seus valores e conceitos. Isso criará confiança entre o consumidor e o seu produto, fazendo com que consuma com frequência e passe a recomendá-lo.
8. ROI (return over investiments)
Retorno sobre investimentos, ou seja, o rendimento obtido a partir de uma dada quantidade de recursos investidos, é uma maneira de calcular com alto grau de precisão se as suas ações estão a ser um sucesso ou não. O ROI é bastante usado em campanhas de comunicação e no marketing digital, em especial nos sponsored links.
É importante o cálculo do ROI pois é uma forma de não se perder nas contas, ou seja, continuar a investir naquilo que traz bons resultados e diminuir ou cortar os recursos daquilo que traz maus resultados.
Além de tudo, o cálculo do ROI ajuda a explicar qual o impacto das ações de marketing nas finanças da empresa, tornando possível a visão global de todo o processo e levando à melhoria de tomada de decisões, e também à aplicação de metas mais adaptáveis com a realidade de mercado.