Roteiro do Empreededor
Roteiro do Empreededor
Como aumentar o tráfego no seu website?
O tráfego é a quantidade de informações entre o servidor e os computadores que acedem ao website. Resumidamente, trata-se de informações enviadas pelo visitante ao servidor (solicitações de páginas, e-mails, arquivos, textos, etc.) e pelo servidor ao visitante (páginas, textos, imagens, e-mails, etc.).
A seguir enumeramos alguns truques para aumentar o tráfego do seu website:

1. SEO (Search Engine Optimization)
Há várias estratégias de SEO que pode executar nas páginas do seu website, conduzindo ao aumento da classificação nos motores de busca e aumentando o número de visitantes do mesmo. Ora, isto engloba a produção de conteúdo de alta qualidade e que responda às perguntas que o seu público pesquisa.

2. Implemente uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente
A produção de conteúdo é fundamental para o aumento de tráfego no seu website, conseguindo assim, por exemplo, alcançar um melhor posicionamento no ranking do Google.
Contudo, não é suficiente escrever sobre tudo o que se lembra. É necessário existir o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo para se ter sucesso no marketing digital.
O primeiro passo é saber:
• O objetivo principal do seu conteúdo;
• O seu público-alvo;
• Descobrir uma maneira para que o público prefira o nosso conteúdo ao da concorrência;
• Saber com que frequência se deverá publicar o conteúdo.
O conteúdo pode chegar ao público-alvo de várias maneiras:
• Blogues
• Vídeos
• Podcasts
• Infográficos
• Entre outros…

3. Partilhe o conteúdo também nas redes sociais:
Utilize as redes sociais para promover os seus posts e outros assuntos do seu website. Desta forma, irá resultar um aumento do tráfego do seu website, uma vez que os posts publicados nas suas páginas das redes sociais vão levar as pessoas que as seguem ao seu website. Não esquecendo da probabilidade de a publicação de conteúdo nas redes sociais também levar a que os utilizadores partilhem os posts.
Mas não basta criar conteúdo de excelência e esperar que as pessoas o encontrem. Também é necessário fazer com que as pessoas encontrem as suas publicações, através de, por exemplo, hashtags e publicações que promovam as páginas do seu website.

4. Adote as landing pages
Uma landing page é uma página de um website criada com um propósito específico. O objetivo é limitar as opções que o visitante tem quando chega ao website, direcionando-o para um objetivo claro, de maneira a não haver distrações.
As landing pages são também uma fonte de tráfego para o seu website que podem ajudar a converter os visitantes em leads.
Procure criar landing pages específicas para as suas ofertas, por exemplo, oferta de uma avaliação específica, compra com desconto de um determinado produto, download de um guia gratuito, etc.

5. Utilize o e-mail marketing
Enviar e-mails com boletins informativos e promoções de oferta é uma ótima estratégia para manter o contacto com os clientes e também pode ajudar a aumentar o tráfego do seu website.
Faculte informações úteis e links para as páginas do seu website, onde os clientes podem encontrar mais informação e mais conteúdos interessantes através dos posts nas redes sociais e das landing pages. Mas atenção, tenha cuidado para não bombardear os seus clientes com e-mails.
Outro aspeto para o qual é necessária atenção é o assunto do e-mail, pois a partir do assunto o cliente poderá decidir se abre ou não o e-mail, e se os seus e-mails nunca forem abertos, nunca conseguirão formar tráfego para o seu website.

6. Invista na publicidade online
A publicidade online é uma das maneiras mais básicas para conseguir tráfego para o seu website. Há várias formas de fazer publicidade online, por exemplo, através dos anúncios patrocinados nas redes sociais, ou na pesquisa paga do Google.
A publicidade online paga tem os seus prós e contras, por isso é necessário pensar cuidadosamente nos seus objetivos e quais as estratégias que quererá pagar para atingir as suas metas antes de iniciar a campanha.

7. Escreva guest posts
A estratégia de guest post prede-se com escrever e publicar em websites ou blogues de outras pessoas e empresas. O proprietário da página cede um espaço para que os convidados possam divulgar conteúdos relevantes e pode incluir no texto links que redirecionem para o seu website, o que vai levar os leitores para o mesmo fazendo com que, consequentemente, o tráfego do seu website aumente.
Estas trocas de conteúdo são comuns entre empresas que têm um público-alvo semelhante.

8. Utilize o Google Analytics https://analytics.google.com/analytics/web/
Utilize as ferramentas do Google Analytics para analisar as suas campanhas. O Google Analytics permitirá identificar as estratégias e os tipos de conteúdo que funcionam, quais são os conteúdos que precisam de melhorias e quais os conteúdos com os quais não deve perder mais tempo.

9. Certifique-se de que o seu website é flexível (responsive)
Nos dias de hoje, a navegação na internet já não é exclusiva aos computadores, por isso tenha cuidado para que o seu website seja acessível pelas diferentes plataformas e possa ser visto em vários dispositivos, incluindo smartphones e tablets.

10. Links Internos
Os links internos são links no seu website que direcionam para outro artigo ou página do seu próprio website. A existência de links internos faz com que o leitor permaneça mais tempo no seu website, o que indica ao Google que o seu website oferece conteúdos relevantes aos seus leitores.
Estes 10 pontos representam apenas algumas estratégias que poderá usar para aumentar o tráfego no seu website. Lembre-se que conseguir mais visitantes para o seu website é um processo que demora tempo. Mas, conseguindo seguir estas nossas propostas será já um bom primeiro passo para começar este processo.
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