Espera-se que um gestor de marketing lidere a sua equipa com o objetivo de incentivar a mudança, de criar novas ideias e na implementação das mesmas no trabalho.
Neste artigo vamos identificar cada um dos 4 comportamentos ideais para um gestor de marketing digital bem-sucedido.
1. Decidir rapidamente e com certeza
Um bom gestor tem que aceitar o facto de que é melhor uma decisão errada do que nenhuma decisão, e por isso, tem de ser capaz de tomar decisões mais cedo, mais depressa e com confiança.
Ao tomar a decisão final deve perguntar-se:
• Quais serão as consequências se eu errar?
• Quais serão as consequências para o crescimento da marca e do negócio se eu decidir agora ou se eu decidir mais tarde?
2. Saber gerir os conflitos
Algumas decisões não irão agradar todos os membros da equipa, ou porque não concordam ou porque afeta o seu departamento, por exemplo.
Um bom gestor reconhece que nem todas as decisões são populares, mas a solução é obter apoio, transmitindo confiança no seu plano, de que o resultado será bom e beneficiará todos em geral.
A gestão de conflitos e a habilidade de lidar positivamente com situações difíceis são aptidões muito importantes que um bom gestor deve dominar.
3. Ser adaptável
O mundo digital está a difundir-se cada vez mais no mundo dos negócios e o marketing digital está na vanguarda de muitas dessas mudanças.
Os gestores de marketing digital percebem que, para estimular uma transformação digital considerável, os negócios e as marcas devem estar disponíveis às mudanças que permitirão desenvolver campanhas do meio digital.
4. Ser credível
Ser capaz de manter uma relação de confiança com os funcionários e ser capaz de entregar resultados ao longo do tempo é uma característica admirada por todos. Apesar da credibilidade não ser das mais excitantes características para alguns, a competência de entregar resultados credíveis ao longo do tempo é uma competência muito difícil de dominar.
Uma prática importante é definir expetativas realistas no início de um plano. Para criar uma conceção de marketing é necessária a avaliação de planos, orçamentos e previsões. A avaliação do panorama de negócios e o facto de se ter uma ideia clara das expetativas dos clientes permitem a criação de expetativas realistas para o negócio.
Por último, três coisas essenciais que um gestor deverá fazer:
• Reuniões regulares com as partes interessadas;
• Um plano de objetivos claro e atualizado regularmente para saber se o plano de marketing está a ser bem-sucedido;
• Criar uma equipa forte, ativa e estável.